Procedimento
Teste das trompas pelo Ultrassom ou HyCosy
Sabemos que a investigação das trompas é crucial na investigação da infertilidade.
Temos 3 maneiras de testar as trompas:
1ª Histerossalpingografia
É um exame realizado em clínicas de Radiologia, liberado pelos convênios, utiliza contraste iodado e é um exame conhecido entre as tentantes por ser doloroso. Isso acontece pelo cateter ser robusto e de metal, pelo grande volume de contraste e injeção rápida e infusão do contraste na cavidade uterina.
2ª Histerossonosalpingografia ou HyCosy
Teste das trompas realizado por ultrassom que utiliza contraste ultrassonografico (contraste microbolhas não iodado) e cateter descartável maleável e extremamente fininho (foto acima). Nesse exame, temos a mesma avaliação tida na Histerossalpingografia mas feita pelo exame ultrassonogrfico, sem necessidade de receber radiação, com a mesma possibilidade de reconstrução da imagem como nos exames abaixo:
A 3ª maneira de testar as trompas é durante uma laparoscopia que foi indicada por outra razão (e não somente para testar as trompas). Essa maneira de testar-las chama-se cromotubagem e consiste em injetar um corante chamado Azul de Metileno dentro do útero buscando ver esse corante extravasar pelas trompas olhando lá para a cavidade pélvica. Se o corante passa, dizemos cromotubagem positiva (trompas abertas) e se o corante não passa, dizemos cromotubagem negativa (trompas fechadas/obstruídas).